Nova postagem no blog próximo sábado

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ensaio sobre a Solidão...

Solidão... uma palavra que soa muitas vezes triste, porque associamos solidão com outros sentimentos negativos como: abandono, tristeza, melancolia. Muitos de nós temos medo da solidão, confesso que também tinha bastante.           
Mas em diversos momentos de nossas vidas nos veremos de braços dados com ela e teremos que aprender a lidar com isso.         
 Há pouco tempo passamos por um período assim e nos vimos cara a cara com ela nossa temida solidão... chegar em casa do trabalho na sexta a noite, fechar a porta de casa e perceber que aparentemente está só... pode parecer assustador no início.          
Mas é apenas aparentemente, nunca estamos sós, companheiros, amigos e benfeitores espirituais estão sempre ao nosso lado procurando guiar nossos passos, e para perceber isso basta que para isso tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir, basta prestar atenção aos pequenos sinais.
Então, lá estávamos nos cara a cara com ela, poderíamos ter nos abatido e abraçado um outro temeroso fantasma chamado depressão, mas não, não era essa a companhia que procurávamos. Procuramos acreditar que se nós estávamos ali, nós e a solidão, é porque tínhamos algo a aprender com ela. E resolvemos prestar a atenção ao que ela queria nos mostrar.
E ela me ensinou tantas coisas... ensinou que ficar em casa rodeada de bons livros, com mensagens edificantes e espalhá-los pelo chão pelo sofá tentando associar uma mensagem com outra pode ser bem divertido, ainda mais se houverem gatos andando sobre eles.
Ah não poderíamos deixar de mencionar isso, ela nos ensinou a importância desses companheirinhos de jornada, pode ser uma cão, um gato, que tantas vezes ignoramos a presença ao nosso lado. Nos mostrou o quanto é bom chegar em casa e encontrar um cão a latir e fazer uma tremenda festa porque você chegou... ou estar sentada no sofá assistindo televisão e um bichano vir aninhar-se aos seus pés ou no seu colo, enquanto outro deita no seu braço e roça o focinho no seu rosto pedindo carinho...
Eles podem até não responder quando falamos com eles, talvez não entendam nada do que estamos dizendo, o que temos cá nossas dúvidas... mas eles sabem exatamente quando estamos necessitados de um carinho de uma companhia amiga e lá estão eles com aqueles olhinhos sentados ao nosso lado a nos perscrutar a alma como a dizer “vamos me diga o que sente, estou aqui pra te ouvir e te fazer companhia”.  O amigo leitor pode estar  pensando agora, isso é uma doida que fala com animais, talvez seja amigo leitor, mas encontramos neles um antidepressivo natural e amigos inseparáveis... experimente!
Nos admira ouvir de pessoas que moram sozinhas frases como :não tenho paciência de cozinhar só pra mim... Que pena! Está aí algo que a solidão nos ensinou: a nos fazer pequenos mimos, cozinhar para si mesmo, algo que goste muito, nos fazer pequenos agrados...
Por diversos motivos na vida, passaremos por momentos de solidão, somos todos companhias temporárias uns para os outros, nossos entes queridos, filhos, pais, amigos podem passar um tempo ao nosso lado, nos auxiliar na nossa caminhada evolutiva por um período de tempo, mas algum dia, cada um deles vai seguir por caminhos diferentes, neste ou em outros planos da vida.
Os filhos crescem... e um dia eles seguem adiante, vão construir suas famílias, talvez morar longe, talvez eles ainda estejam presentes nos almoços de domingo, talvez não...
É preciso deixar partir e seguir em frente sempre, aprendermos, e esse acredito ser o maior ensinamento da solidão, aprendermos a ser boas companhias para nós mesmos, gostarmos da nossa própria companhia, gostarmos de estar conosco... amor próprio, auto amor, como queiramos chamar...
Não estamos aqui, de forma alguma, exaltando uma vida de isolamento, não é isso, estamos apenas discorrendo sobre momentos em que temos a necessidade de passarmos períodos de nossas vidas sozinhos e o quanto isso pode ser proveitoso para o nosso autoconhecimento. Até porque está lá no Livro dos Espíritos que isolado o homem se embrutece, torna-se egoísta, logo, necessário se faz a convivência a troca de experiências para a nossa evolução espiritual.

Mas lembremos, jamais estamos sós, mesmo nos momentos em que parece que fechamos a porta e não há ninguém ao redor, sempre temos a companhia dos benfeitores espirituais e do Mestre Jesus que nos ampara, nos guia, nos fortalece o tempo todo.

Um comentário:

a disse...

Fernanda

Concordo plenamente com tudo o que escreveste e penso que a solidão não significa a pessoa estar sozinha.

Quantas pessoas famosas, glamourosas, que vivem rodeadas de gente, afundam na depressão por se sentirem só?

E quantas outras que vivem só, são felizes pelas compahias de seus animais - como falaste - de suas plantas, de suas leituras, de suas artes, de seus bons pensamentos, de seus bons relacionamentos, por se sentirem felizes em sua própria companhia?

Quem está de bem com a vida, com Deus e consigo mesmo, é uma pessoa muito bem relacionada e sempre feliz!