Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 5 de outubro de 2013

Coragem

   "A coragem é um ato, portanto, de bravura moral, virtude que deve acompanhar o sentimento humano, ao invés do marasmo ante decisões ou diante da acomodação ao que já foi conseguido, da satisfação infantil pelo que se logrou, quando os horizontes mais se ampliam na direção do futuro, à medida que se avança." Joanna de Angelis - Conflitos Existenciais

   Virtude fundamental em nossas vidas a coragem parece que por vezes nos escorre entre os dedos e a perdemos em alguma parte do caminho, passando grandes períodos de nossas vidas fugindo do encontro inevitável com ela.

   A infelicidade é muito cômoda! Ouvimos esta frase outro dia e quanta sabedoria identificamos em tão poucas palavras. Somos acomodados, temos medo de tomar atitudes que podem mudar nossas vidas e nos tornar mais felizes por medo do desconhecido. Preferimos ficar com o mal conhecido. Vamos nos anulando, nos fechando para o mundo, nos afogando em nossos rancores, mágoas, dissabores...

   É preciso coragem para abandonar o homem velho. É preciso coragem para recomeçar e tentar um novo caminho seja em que ponto dele nos encontremos. A vida pede mudança, pede renovação, por isso nos é oferecido cada dia, cada por-do-sol, cada amanhecer, e com ele nova chance de sermos melhores, melhores para nós mesmos, melhores para o próximo, melhores para o mundo.

   É preciso coragem para virar as páginas que já estão completamente escritas em nossas vidas. É preciso coragem para iniciar um novo capítulo. É preciso coragem para tentar diferente, para fazer diferente, para ser melhor hoje do que fomos ontem.

   É preciso coragem para limpar o coração das mágoas, para desaguar as águas paradas dentro de nós, as águas dos dissabores e dores acumulados por tanto tempo. Porque água parada apodrece e nos faz mal, nos adoece. É preciso coragem para desaguar, para derramar as lágrimas necessárias e seguir em frente de cabeça erguida, mais forte, mais belo, mais amadurecido.

   É preciso coragem para desacomodar, deixar pra trás a infelicidade e seguir em frente na certeza de que a felicidade não está no final do caminho, ela é o próprio caminho e se o caminho que tomamos não nos proporciona alegria, bem-estar, vontade de viver... então, este não é o caminho certo. É preciso coragem para reajustar as velas, girar o remo, mudar os rumos e buscar outra rota. É preciso coragem para ser feliz!