Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 3 de agosto de 2013

Porque o meu Fardo é Leve...

   "O Pai visita os filhos necessitados através dos filhos que procuram compreendê-lo" André Luiz - Os Mensageiros.

   Toda oportunidade de auxiliar a quem necessita é um forma de ligação com a espiritualidade maior, é um oportunidade de estar em sintonia com o Pai e com o Mestre Jesus atendendo aos que ele chamou de os mais pequeninos.

   O Mestre ensinou através do exemplo, a todos acolhia e socorria sem jamais julgar, apenas aconselhava a todos a se manterem num caminho melhor quando recomendava: 'Vai e não peques mais'.

   No Cap. XV item 1 do Evangelho segundo o espiritismo, Jesus, ensinando através das suas parábolas presenteou-nos com o seguinte ensinamento: 
"Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes."

   Toda vez que estendemos as mãos aos que necessitam, toda vez que oramos pelos que sofrem, toda vez que estendemos não apenas o pão do corpo, mas também o da alma através da palavra amiga ou do abraço fraterno, toda vez que visitamos o enfermo solitário, que dedicamos alguns momentos, alguns minutos de nosso dia para ouvir aqueles que estão aflitos e temos para com eles uma palavra de ânimo e de carinho, estamos atendendo ao ensinamento do mestre e estamos sendo a mão dele a levantar os caídos.

   O bem que fazemos ao próximo sempre reverte em bem a nós mesmos, amenizando nossas próprias dores e nos dando a compreensão de que aqui estamos para evoluirmos juntos, auxiliando-nos uns aos outros.

   Da mesma forma, toda vez que desviamos do caminho do mal estamos igualmente dando um passo na senda do progresso abraçados à charrua divina, toda vez que desculpamos uma falta do próximo, ou que sequer permitimos nos sentir ofendidos por ela, toda vez que não damos guarita à mágoa, ao rancor, à raiva, paixões ainda tão presentes em nossa realidade espiritual, estamos aprendendo, estamos caminhando e estamos igualmente auxiliando ao próximo. Naquele momento em que fazendo uso do silêncio não entramos na sintonia e não agravamos as dores do outro estamos amando o próximo, estamos socorrendo, estamos através da compreensão da dificuldade do outro sendo a mão do Mestre a levantar os caídos.

   Amenizar a dor do próximo, não entrar na sintonia da raiva e do mal, é um bem ao próximo e a nós mesmos, é estar de mãos postas na seara do Cristo, é aceitarmos o seu jugo leve e seu fardo suave abandonando os fardos pesados da dor e do egoísmo que por tanto tempo estamos carregando.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Perseverança, apesar de...

   "Há tanto tempo, andamos equivocados, que não podemos mesmo criar expectativas exageradas de aprovação às nossas atitudes do presente.
   Mudança de vida não implica em simples mudança de caminho.
   A fim de nos acompanharem os passos, os que nos observam exigirão maiores demonstrações de que, verdadeiramente, rompemos com o passado.
   Os que nos conhecem mais de perto costumam não perdoar em nós os traços de humanidade mesclados às virtudes que ainda não conquistamos integralmente." Inácio Ferreira - Jugo Leve

domingo, 28 de julho de 2013

No Leme do Barco

   "Enfrentemos todos os problemas e tribulações de nossa vida, na certeza de que Jesus, nosso Divino Amigo, vai à nossa frente, na escalada de qualquer montanha que tenhamos de percorrer." Cavalcanti - Sândalo

   Todos passamos por períodos difíceis em nossa jornada por este planeta de provas e expiações, nestes momentos nos sentimos sós e por vezes incompreendidos por familiares e amigos.

   São momentos de dor, de angústia, mas também de autoconhecimento, momentos em que a vida nos aponta que algo não vai bem, que nos desviamos da rota traçada ou em que a turbulência se faz necessária e nos elevará a um patamar mais adiantado em nossa evolução para o qual nos encontramos prontos, já é chegada a hora do aprendizado.

   Precisamos compreender que como espíritos eternos, individuais, individualidades, alguns aprendizados são somente nossos, precisamos passar aparentemente sós. Apesar do apoio de amigos e familiares queridos, há dores que são somente nossas, provações internas, sentimentos a serem trabalhados em nosso mundo íntimo por nós mesmos, por nosso próprio esforço de crescimento.

   Porém, a solidão nestes momentos é apenas aparente, nunca estamos sós. A Infinita Misericórdia de Deus nos agracia com a proteção de amigos espirituais que nos conhecem, conhecem o que vai no íntimo de nossos ser e nos guiam, nos inspiram, fazem todo o possível para amenizar nossas dores.

   Basta que acreditemos neste auxílio do Mais Alto e que sintonizemos com eles, através da mudança de sintonia de nossos pensamentos e ações, buscando pensar no bem e principalmente trabalhar no bem, auxiliando aqueles que também sofrem e choram. Secar nossas lágrimas no manto do amor ao próximo e no suor do trabalho digno em prol do bem.

   Certa feita um homem entrou em um avião cuja viagem seria demorada, o que lhe deixava um tanto receoso. Sentou no assento que lhe era destinado e percebeu que a seu lado havia um menino, de pouco mais de seis anos de idade, sozinho. Curioso com a tranquilidade do pequeno o homem perguntou-lhe se  não tinha medo de viajar assim sozinho. A resposta do menino é uma lição para todos nós: - Não tenho medo porque meu pai é o piloto.

   O Pai de Infinita Misericórdia é o piloto de nossa jornada e o Mestre Amoroso Jesus está no leme do barco desta nossa viagem, confiemos, jamais estamos sós.