Nova postagem no blog próximo sábado

sábado, 12 de janeiro de 2013

Ame-se

     "Amamos a quem admiramos, e, se somente temos críticas a fazer a nosso respeito, jamais iremos nos aprovar e, por conseguinte jamais conseguiremos nos amar." De Lucca - Cura e Libertação

     Falamos muito na importância do amar ao próximo como a si mesmo, fundamental ensinamento do Mestre amoroso que vela por todos nós, uma vez que segundo suas próprias palavras nenhuma ovelha de seu rebanho se perderá.

     Mas será que temos nos amado para que possamos amar ao próximo?

     Alguns de nós temos por hábito a auto cobrança exagerada, a busca da perfeição nos detalhes de tudo o que se faz, seja em casa, seja no trabalho. O perfeccionista é muitas vezes visto como um chato, exigente ao extremo e sempre insatisfeito.

     O Pai maior nos concede infinitas possibilidades de evolução e progresso através das reencarnações, o que é claro, não deve ser motivo para que fiquemos deixando eternamente para amanhã a reforma íntima que precisamos fazer.

     Mas atentemos se não estamos nos cobrando excessivamente, se não estamos alimentando sentimentos de culpa por erros passados que não conseguimos no momento corrigir. Esses sentimentos não ajudam em nada, pelo contrário, reduzem nossa auto estima e nosso amor próprio e nos vemos como seres incapazes.

     Todos somos imperfeitos, todos cometemos erros inumeráveis, mas isso não nos impede do trabalho no bem. Quantos de nós não nos alegamos imperfeitos demais para o trabalho no Centro Espírita. Dizemos que ainda temos muito a nos corrigir para somente depois, mais purificados, nos dedicarmos ao bem.

     Mas Jesus em momento algum exigiu que fossemos perfeitos para que ingressássemos em sua vinha. Pelo contrário, ele nos pediu que buscássemos sim a perfeição e nos mostrou o caminho: segui-lo. Portanto, não esperemos que sejamos perfeitos para segui-lo, sigamos-no para que uma dia alcancemos a perfeição.

     E amemo-nos apesar e com os nossos muitos erros. Perdoemo-nos, o auto perdão é o primeiro passo para que procuremos nos corrigir. Não nos julguemos tanto, tenhamos sim consciência de nossas mazelas, procurando não repetir erros passados, mas não nos algememos a esses erros num processo de auto-punição desnecessário. Todos temos dentro de nós o bem, o amor, e assim como possuímos defeitos, possuímos em maior número virtudes. Olhemos para nós mesmos com os olhos do amor, procuremos nosso lado bom, a partícula de Deus em cada um de nós...

     "O Amor cobre a multidão dos pecados" ensinou-nos o sábio apóstolo, amemos, aos outros e a nós mesmos, somente assim teremos a fé, a confiança e a coragem suficiente para superar nossas mazelas e seguir em frente rumo ao caminho do bem.

     "Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação, abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação deste ou daquele dano que você haja causado em prejuízo de alguém". André Luiz - Sinal Verde

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei

     "A vós todos que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações ecou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos:
Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências. Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas. Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais. Crede em Deus, sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa!
     Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância. A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada.
     Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade: que podeis vir a ser o que quiserdes. E sabei querer ser cada vez maiores e melhores. Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qual emanam todas as forças magnéticas e físicas. Quando tiverdes conquistado este domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso eu inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade." León Denis - O Problema do Ser, do Destino e da Dor