Nova postagem no blog próximo sábado

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tropeçando, caindo, aprendendo...

   "Espírito nenhum evolui exclusivamente por sofrer. O sofrimento é recurso pedagógico, e não finalidade. O que promove o crescimento no sofrimento é a maturidade conquistada no processo do bem sofrer. Em qualquer experiência, o amor é caminho por excelência." - Andrei Moreira - Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal.

   Na última quinta-feira durante nossa aula de estudos conversávamos sobre preces e surgiu a questão da dor.

   Não precisamos necessariamente passar pela dor para evoluirmos, é uma questão de escolha, de colheita da semeadura feita anteriormente.

   Se escolhermos o caminho do bem, do amor ao próximo, certamente estaremos diminuindo nossas dores ou pelo menos amenizando-as, elas poderão nos chegar, mas chegarão mais suaves ou nos encontrarão mais fortes, mais capazes de suportá-las.

   Aprendemos muito melhor através do amor do que através da dor.

   Nem toda dor nos traz aprendizado, pois para aprendermos através da dor é preciso saber sofrer. saber tirar daquele momento difícil um ensinamento que modifique o que está errado em nós. Se não houver nenhuma mudança interior, ao contrário, se ela gerar apenas revolta, descrença em nada contribuiu para  nossa evolução e certamente nos visitará novamente quado estivermos mais preparados para aprender a lição que ela precisa nos ensinar.

   A escolha é sempre nossa, procuremos nos observar, nos conhecermos e reconhecermos nossos erros, nossa sombra e ao invés de escondê-la, trabalhá-la, melhorá-la, mudar ´pensamentos, valores, hábitos contrários a lei divina e que ainda cultivamos: o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a intolerância.... E tentemos colocar em prática no nosso dia-a-dia o seu avesso: a caridade, a humildade, a paciência....

   Se é fácil? Ninguém jamais disse que seria.

   Se eu já faço isso? Estou tentando, mas confesso que quase sempre tropeço em meus próprios pés.... mas levando, peço forças a Deus, me envergonho muitas vezes de mim mesmo, de meus maus sentimentos, e procurando seguir em frente, tropeçando, caindo, aprendendo, levantando, estendendo a mão a quem cai também, tropeçando, caindo, aprendendo.........

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bergamotas


"A tangerina(Citrus reticulata), também laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, ponkan, laranja-cravo, mimosa, vergamota, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima subtropical e tropical úmido). 

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. 
Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. 
Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como laranja-cravo. 
Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como tanja, sendo isto uma redução para Tangerina. 
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa. 
No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã. 
Em Goiás a fruta é popularmente conhecida por mexerica, já ponkan ou poncã é usado para denominar apenas as variedades comerciais e que tem a casca macia e solta dos gomos."

   O Divino Criador, soberanamente justo e bom, soberanamente inteligente e soberanamente detalhista deveria estar particularmente inspirado ao criar uma frutinha que chamamos aqui no sul de bergamota.  Criou algo capaz de nutrir, alimentar e "de lambuja" perfumar os ambientes!

   Sou suspeita pra falar, pois adoro a mesma, ontem ao levar uma delas para degustar no trabalho, verifiquei a comoção geral promovida pela dita cuja frutinha, diversas pessoas ao adentrarem o ambiente sorriam e comentavam: "-Hum, que cheirinho de bergamota!" 

   Descobri que as bergamotas também são capazes de despertar sorrisos, descontrair ambientes e trazer boas recordações a quem o seu perfume alcança, sábio Criador!

   Bergamotas sempre me remetem a tarde ensolaradas e frias, sentada ao sol acompanhada de um livro e com meu gato no colo...

   O que me remete também ao Dr. Inácio Ferreira, escritor espiritual, um de meus favoritos que também é apaixonado por gatos... e me pergunto se o Dr. Inácio também apreciaria bergamotas?

   Me remete também ao próximo livro que ainda não consegui começar a ler e que coincidentemente é do Dr. Inácio... Salve as bergamotas!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Equilíbrio

   "A balança sempre volta ao ponto de equilíbrio, e é justamente essa a nossa meta de aprendizagem na Terra. Nem avareza, nem esbanjamento, nem preguiça, nem superentusiasmos, nem tanto lá, nem tanto cá, tudo com equanimidade, isto é, dando igual importância aos lados, a fim de acharmos o meio termo." Hammed - Renovando Atitudes

   Enganam-se aqueles que pensam que estamos na Terra em busca da perfeição. Em nosso nível evolutivo ainda estamos muito, mas muito longe da perfeição.

   O que devemos procurar na Terra é o equilíbrio. Todos os excessos nos são prejudiciais, excesso de comida causa indigestão; excesso de trabalho nos leva ao stress; excesso de descanso gera ócio; excesso de apego é desespero; excesso de desapego é indiferença; excesso de fé é fanatismo; excesso de materialismo nos faz perder o chão, a esperança, é suicídio.

   Devemos seguir nossa caminhada procurando sempre o meio termo, o equilíbrio. Tudo ao nosso redor conduz ao equilíbrio, o próprio planeta prega equilíbrio, entre dias frios e quentes, as primaveras agradáveis, entre tempestades e as tardes ensolaradas, as manhãs de sol ameno.

   Que tal experimentarmos: entre palavra amarga ou a submissão: o silencio e a conciliação; entre apego, o ciúme ou a indiferença: a confiança; entre o materialismo e a irresponsabilidade: a necessidade; entre o fanatismo e a falta de fé: o questionamento e a dúvida...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Àqueles que partiram

  "Quando chegar nossa vez de partir, os que se anteciparem a nós, se de fato nos amaram, lá estarão a nossa espera, com o mesmo sorriso de felicidade, o mesmo abraço amigo, o mesmo coração generoso. É só uma questão de tempo e de paciência, aceitação e serenidade." Hermínio Miranda - Nossos Filhos são Espíritos

   É sempre difícil ver partir aqueles que amamos, porque partem sem marcar nova data para o reencontro, deixando em nossos corações a saudade do sorriso alegre, da palavra amiga, do abraço...

   Cabe-nos manter a serenidade, mesmo que por vezes o desespero nos bata a porta e algumas vezes nos faça questionar tudo em que acreditamos. Acredite... isso é normal!! A dor faz isso conosco, porque ainda não sabemos lidar com ela.

   Em nosso egoismo nos abraçamos a nossa dor e sequer pensamos na do ente querido que partiu e que também sente saudades, e que poderá sentir nossa vibração de angústia, de desespero. Cabe-nos pensar um pouco nele nesse momento. É um momento de transição em que a nossa ajuda através de preces, de serenidade e de saudade sem desespero poderá auxiliá-lo a seguir o se caminho, o que é necessário a todos nós.

   A saudade deve ficar em nossos corações como a lembrança dos momentos felizes compartilhados, mas sem a revolta da perda aparentemente injusta. Deus infinitamente justo e bom sabe o que é melhor para cada um de seus filhos e se sua vontade foi chamar ao seu regaço um de nossos amados, que assim seja!

   Um dia chegará a nossa vez, a vez em que também seremos chamados à verdadeira vida, à pátria espiritual e lá estarão nossos queridos a nos esperar com o mesmo sorriso alegre e inesquecível, a mesma palavra amiga e aquele abraço que ficou guardado esperando por tanto tempo...

   Serenidade, paciência e força para seguir em frente é o que devemos pedir ao Pai, pois é necessário que a vida siga, que sigamos nosso caminho rumo ao progresso, porque é isso que esperam de nós aqueles que nos amam, deste e do outro lado da vida.

"Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida"
 Maria Rita

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Anjos e Demônios

   "Não há anjos nem demônios, apenas criaturas que muito se aperfeiçoaram ou muito se transviaram, mas que continuam sendo seres humanos." Hermínio Miranda - Nossos Filhos são Espíritos

   A palavras demônio vêm da raiz grega "daimónion" que, por sua vez, nos deu o latim "daemoniu", o significado original da palavra era Espírito (nem bom nem mau). No Aurélio demônio significa "gênio ou representação do mal; espírito maligno, espírito das trevas" 

   Esclarece-nos Humberto de Campos que milhões de desencarnados permanecem ligados à crosta terrestre, procurando por aqueles que lhes são afins e atrapalhando seu progresso. Incentivam a discórdia, a malícia, a maldade, como verdadeiros demônios.

   "Em todos os graus existe, portanto, ignorância e saber, bondade e maldade. Nas classes inferiores destacam-se Espíritos ainda profundamente propensos ao mal e comprazendo-se com o mal. A estes pode-se denominar demônios, pois são capazes de todos os malefícios aos ditos atribuídos. O Espiritismo não lhes dá tal nome por se prender ele à ideia de uma criação distinta do gênero humano, como seres de natureza essencialmente perversa, votados ao mal eternamente e incapazes de qualquer progresso para o bem." O Céu e o Inferno Cap. IX item 20

   Perante a Doutrina Espírita, nem anjos nem demônios são entidades distintas, criadas umas para o bem, outras para o mal. Isso seria incompatível com a justiça divina, com um Deus infinitamente justos e bom. Este Deus não poderia condenar eternamente a uns e privilegiar sem mérito algum a outros.

   Deus criou-nos a todos da mesma forma, espíritos simples e ignorantes, nem bons nem maus, apenas dotados do livre-arbítrio para que pudéssemos fazer nossas próprias escolhas e buscarmos o progresso, a evolução pelo nosso próprio esforço. Somente assim ele teria real valor.

   "As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é, sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém, aptos para adquirir o que lhes falta. O trabalho é o meio de aquisição, e o fim - que é a perfeição - é para todos o mesmo. Conseguem-no mais ou menos prontamente em virtude do livre-arbítrio e na razão direta dos seus esforços; todos têm os mesmos degraus a franquear, o mesmo trabalho a concluir. Deus não aquinhoa melhor a uns do que a outros, porquanto é justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções. Ele lhes diz: Eis a lei que deve constituir a vossa norma de conduta; ela só pode levar-vos ao fim; tudo que lhe for conforme é o bem; tudo que lhe for contrário é o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, e assim sereis os árbitros da vossa própria sorte." O céu e o Inferno Cap VII item 12

   Não há anjos ou demônios, mas espíritos mais purificados que encontraram o caminho do bem e do progresso e outros que ainda tropeçam nos caminhos, nos erros e no mal que habita em si. Mas todos um dia chegaram ao mesmo ponto o da perfeição.

   "Uns Espíritos foram criados bons e outros maus?
-- Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um deles uma missão, com o fim de os esclarecer e progressivamente conduzir a perfeição, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar Dele. A felicidade eterna e sem perturbações, eles a encontrarão nessa perfeição. Os Espíritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais prontamente ao seu destino; outros não conseguem sofrê-las sem lamentação, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida." Livro dos Espíritos questão 115

   "Há Espíritos que ficarão perpetuamente nas classes inferiores?
-- Não; todos se tornarão perfeitos. Eles mudam, embora devagar, porque, como já dissemos uma vez, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente os seus filhos. Querias que Deus, tão grande, tão justo e tão bom, fosse pior que vós mesmos?" Livro dos Espíritos questão 116